Pular para o conteúdo
Início » Blog » Tratamento da Apneia do Sono, você já ouvir falar em CPAP?

Tratamento da Apneia do Sono, você já ouvir falar em CPAP?

“Continuous Positive Air Pressure” – CPAP, ou Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas, é uma modalidade de ventilação que consegue vencer obstruções causadas pela Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), mais comumente conhecida por “Apneia do Sono”.

Costumeiramente, CPAP acaba sendo também o nome do aparelho que é utilizado para gerar essa modalidade de ventilação (uma metonímia). Aparelho? Sim. Nos casos de Apneia do Sono com grande índice de dificuldades respiratórias durante a noite, o Aparelho que realiza o CPAP consegue vencer a resistência das vias aéreas e permitir que a pessoa consiga respirar adequadamente enquanto dorme, diminuindo ou até acabando com os roncos e melhorando significativamente a qualidade do sono.

A diferença pode ser tão grande a ponto do indivíduo “não querer mais dormir sem o aparelho” (palavras que ouço de alguns pacientes após notar a diferença na qualidade de sono). E como se ter acesso a esse aparelho?

Antes de ir atrás, o diagnóstico preciso é necessário, haja vista que nem todos necessitam fazer uso de CPAP, já que a indicação é restrita a casos graves ou refratários de Apneia do Sono. Além disso, o acesso ao aparelho envolve a busca da máscara adequada, aparelho adequado, pressão adequada e manutenção periódica.

Em caso de sonolência diurna excessiva, história de roncos, sensação de despertar sufocante ou pressões arteriais altas durante a noite (mais comumente encontradas durante investigação cardiológica na realização do MAPA), busque auxílio médico para avaliar se não há um quadro de Apneia do Sono ainda não diagnosticado.