Pular para o conteúdo
Início » Blog » Como surge um AVC?

Como surge um AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou de Derrame, é uma alteração súbita em um ou mais vasos – artérias ou veias – do Cérebro, podendo acontecer tanto de um entupimento (isquemia) quanto por um rompimento (sangramento / hemorragia) do vaso.

A princípio, por ser uma alteração primária do vaso, o Cérebro acaba sendo apenas a “vítima” do problema, haja vista que outros órgãos do nosso organismo também podem sofrer com isquemias ou sangramentos. Por exemplo, uma das causas mais comuns de isquemia é o infarto do coração, em que uma vaso no coração entope.

Mas afinal, como “surge” um AVC? Existem várias respostas para a pergunta:

  • Embolia Cardíaca: A causa mais comum se dá pela formação de um coágulo de sangue dentro do coração que sai pela maior artéria do nosso corpo, a Artéria Aorta, e segue seu fluxo até alcançar uma artéria no cérebro, entupindo e gerando a isquemia. A principal forma de um coágulo se formar no coração é pela existência de uma arritmia, a mais comum delas é a Fibrilação Atrial.
  • Ateromatose Carotídea: Possuímos duas artérias que levam sangue para o Cérebro pela região anterior do pescoço, chamadas de Artérias Carótidas, sendo uma de cada lado do pescoço (direita e esquerda). Quando uma dessas artérias apresenta placas de gordura, pode haver deslocamento de pedaços da placa em direção ao Cérebro, entupindo e gerando a isquemia.
  • Hipertensão Arterial: Pressões muito elevadas podem fazer com que as pequenas artérias do Cérebro fechem subitamente, entupindo e gerado a isquemia, ou ainda podendo gerar rompimento com hemorragia.
  • Aneurisma Cerebral: Nas artérias do nosso Cérebro pode haver pequenas dilatações em forma de “saco” que, a depender do tamanho e forma, tem maior predisposição a se romper, causando hemorragia.
  • Outras causas: Os motivos acima respondem pela grande maioria dos casos de AVC. No entanto, outras condições podem causar o problema: Lúpus, Fístulas Durais, Tromboses Venosas (causando o chamado Infarto Venoso), Anemia Falciforme, Alguns tipos de trombofilia, Dissecção da Artéria, Traumas, dentre várias outras causas.

Infelizmente, em alguns AVC, não conseguimos identificar a causa do evento, mesmo ao fazer uma investigação minuciosa com diversos exames, de modo que chamamos estes AVC de Criptogênico.

Muitos pacientes acabam indo ao consultório preocupados com a chance de apresentar um AVC, esporadicamente referindo que alguém na família já apresentou um antes e que por isso tem medo de acontecer consigo. No entanto, as causas com componente genético são raras, sendo mais habitual um evento causado por alterações ambientais, como o hábito de fumar, ingerir bebidas alcoólicas, não ter bom controle da pressão arterial e do açúcar e não praticar exercícios físicos, já que estas atitudes podem aumentar o risco de desenvolvimento das doenças que levam ao AVC (elencadas acima).

Por fim, a busca da causa do AVC pode ser o diferencial para o prevenção de novos eventos, já que um tratamento voltado para a causa específica aumenta a proteção do paciente, podendo inclusive auxiliar em medidas de proteção de outras doenças.

Marcações: