Já existem no mercado diversos tipos de contraceptivos:
- Métodos Mecânicos: São também conhecido como “métodos de barreira” e incluem preservativo e diafragma;
- Dispositivos Intrauterinos (DIU): Estes podem ser “de Cobre” ou “Hormonal” e
- Métodos Hormonais: Encontrados em forma de comprimidos orais, injetáveis mensais ou trimestrais, anel vaginal ou implante hormonal.
Dentre os métodos conhecidos como “de alta eficácia” estão os Métodos Hormonais, e talvez o mais simples e de amplo acesso é o Contraceptivo Hormonal Oral (CHO), a famosa “pílula anticoncepcional”. Há dois tipos principais de CHO, o Combinado, que possui dois hormônios – Estrogênio e Progestágeno – e o Isolado (Mini-Pílula) – que contém apenas Progestágeno.
Após a apresentação de tantos nomes e definições, fica mais fácil começar a explicar onde a Enxaqueca se encaixa.
O uso de CHO Combinados pode melhorar ou piorar quadros de Enxaqueca e este efeito depende do padrão de Enxaqueca de cada mulher, de modo que é errático definir quando haverá benefício ou não. Em caso de piora do quadro de dor, o uso de CHO Combinado passa a ser considerado um alerta, sendo indicado a troca por outro contraceptivo, ou mesmo outro método.
No entanto, há um problema maior com o uso de CHO Combinados: Em pacientes com Enxaqueca com Aura (quando há sintomas sensitivos que se iniciam antes da dor ou juntamente a ela, por exemplo como formingamentos, tonturas ou pontos de luz na periferia do campo visual), o uso de CHO Combinados aumentam o risco de AVC.
À época em que a relação “Anticoncepcional e AVC” foi estabelecida, a dose dos CHO Combinados era bem mais alta. Atualmente, houve uma diminuição na concentração de estrogênios presentes no contraceptivo, mas novos estudos ainda não excluíram o risco, de modo que, quando há indicação precisa para uso de CHO Combinados (por exemplo, em mulheres que apresentam Síndrome dos Ovários Policísticos), é importante avaliar risco e benefício.
Por fim, é importante ressaltar: O risco de AVC associado a uso de CHO Combinados em mulheres com Enxaqueca com Aura é baixo, mas por ser algo contornável, deve ser evitado. Caso você se enquadre, não precisa parar imediatamente o uso do contraceptivo, mas deve conversar com seu Ginecologista para uma troca em momento adequado de modo a garantir a manutenção da contracepção de forma segura e reduzir riscos de outros problemas de saúde.