Pode parecer óbvio, mas médicos também podem ficar doentes, como qualquer outra pessoa. Boa parte das vezes em que atendo um paciente com Enxaqueca, acabo me pondo como exemplo verdadeiro: Também sofro com Enxaquecas.
Em um outro artigo no site, explico que Dores de Cabeça são bastante comuns na população mundial, mas um dado extra quando se olha populações específicas acaba sendo muito interessante: Médicos sofrem mais de enxaqueca do que a população geral. Pode-se ir além, Neurologistas possuem uma incidência maior de enxaqueca, seja ela na forma episódica ou crônica.
Dr. Randolph Evans, Médico Neurologista Especialista em Cefaléias do Baylor College of Medicine (EUA), fez uma avaliação mais precisa sobre o assunto ao ser abordado no quadro MDAngle da plataforma americana Medscape em 28 de Junho de 2021. Ele exemplifica sua experiência com Dores de Cabeça citando sua própria Enxaqueca, que se iniciou ainda na adolescência. Ele realizou um estudo amplo, nacional, após notar que outros Neurologistas também se queixavam de Dores de Cabeça com frequência, avaliando a prevalência de dores de cabeça entre Neurologistas no período de 1 ano: 47% dos homens e 63% das mulheres queixaram-se de Dores de Cabeça no período estudado. Este estudo foi replicado em outros países, com resultados semelhantes. Num segundo estudo, desta vez apenas com Especialistas em Dor de Cabeça (Cefaliatras), a prevalência de Enxaqueca episódica foi de 70% e de Enxaqueca crônica de 14%.
É claro que o quanto as dores incomodam, limitam ou incapacitam a vida de cada um acaba sendo o fator primordial para a busca de auxílio médico e tratamento do problema. Volto-me ao meu caso, consigo identificar as causas da minha Enxaqueca e, ao evitá-las, lido melhor e tenho menos episódios de dores de cabeça, mas no passado já precisei fazer uso de medicações de forma contínua.
A educação sobre como identificar seu padrão de dor de cabeça, com diagnóstico preciso, partindo para o tratamento eficaz, pode ser a diferença para se ter melhor qualidade de vida. E, novamente, ponho-me como exemplo.